É pauta nos jornais, nos eventos, nas escolas e nas empresas: as máquinas têm mesmo a capacidade de tomar o espaço do homem? Já imaginou se o próximo funcionário do mês for um robô?
É fato que essa perspectiva gera um pouco de pânico, ainda mais no cenário de desemprego que encontramos no Brasil. No entanto, o futuro do trabalho não diz respeito somente à presença de novas tecnologias ou da digitalização de todas as funções. Na verdade, o futuro do trabalho é cheio de trabalhos do futuro, que devem explorar as melhores qualidades do homem, justamente aquelas que as máquinas ainda não conseguem reproduzir.
Para essa adaptação, é papel que as empresas entendam o ser humano cada vez mais como ser humano e menos como uma máquina programável. Acreditar que o seu funcionário produz mais e melhor no intervalo das 8h às 18h apenas porque ele deve produzir nem sempre representa uma verdade. Inúmeras empresas hoje já abrem mão de bater o ponto (ou a digital) e entendem que alguns colaboradores funcionam em horários diferentes dos outros. Entender essa individualidade permite que cada pessoa produza mais em horários mais confortáveis, agregando qualidade de vida ao colaborador e maior produtividade à empresa.
O trabalho do futuro também pensa fora da caixa, literalmente. Trabalhar dentro das quatro paredes de um escritório já é uma ideia ultrapassada para muitas empresas. Cada vez mais se está investindo em ambientes de trabalho disruptivos, que incentivem o pensamento criativo e o conforto dos colaboradores. Aliás, quem nunca sentiu vontade de trabalhar no Google só para descansar nos pufes enormes ou jogar nas máquinas de fliperama?
O anywhere office é outra solução que promete mudar a forma como nos relacionamos com o trabalho. Algumas empresas já permitem que os colaboradores trabalhem de casa algumas vezes durante a semana, ou até de escritórios remotos ou coworkings. Parece besteira, mas em São Paulo, o tempo de deslocamento rouba quase três horas do dia do paulistano. O que você faria se tivesse três horas a mais no seu dia?
A Welcome Tomorrow falará sobre mais iniciativas de mobilidade que prometem devolver vida ao tempo das pessoas e, mais que isso, formas inovadoras de utilizar esse tempo para cuidar de você e das outras prioridades que fazem parte da nossa vida. O lançamento da WTW19 será no dia 25 de julho, no WTC, em São Paulo. Garanta já sua vaga e entenda como a mobilidade está mudando o mundo.
Foi hoje, mas em 1963, que o sr. Martin Luther King fez o seu icônico discurso “Eu tenho um sonho”, em Washington. Na época, o sonho que guiava Luther King era o de um mundo mais unido e menos preconceituoso – um futuro melhor. A gente também sonha, dormindo e acordado, com um mundo cada […]
LER MAISQuando pensamos em tudo que surgiu no século XXI, tecnologia sempre vem a nossa cabeça, isso porque a tecnologia está atrelada a tudo. E o que mais vem na sua cabeça quando pensa em século XXI? Aqui vem: Tecnologia, redes sociais, avanços na medicina, aplicativos, memes e STARTUPS. A lista é imensa na verdade, mas quando […]
LER MAISA Welcome Tomorrow vai ser um evento de experiência, o que esperar? Os seis dias que vão transformar os próximos 60 anos. Essa é a frase que está movendo a Welcome Tomorrow deste ano, o evento que se propõe a discutir o amanhã com o olhar voltado para as pessoas. Um evento de mobilidade que […]
LER MAISNo dia 25, durante o lançamento da WTW, tivemos participação do gênio Murilo Gun, quem assistiu ao vivo sabe que foi demais. Mas, agora, um segredo: a participação dele foi só pra te dar um gostinho. O Murilo vai fazer o Reaprendizagem Criativa dentro da WTW, um super evento para alimentar nossa imaginação e formar […]
LER MAISCopyrights Instituto Parar 2019.